Untitled Document
SPA HOLÍSTICO CASTA

O QUE É SPA?

A palavra SPA deriva da expressão latina "salute per aqua", que traduzindo ao pé da letra significa, saúde pela água.

O termo SPA popularizou-se no final do sec XX, passando a significar um espaço onde se façam tratamentos com àgua, vapor ou infusões, normalmente complementados com massagens e outras terapias não invasivas (fitoterapia, alimentação, etc...) e, mais recentemente, com aparatologia normalmente asociada à estética (depilação, reafirmação corporal).

A International SPA Association define vários tipos de SPA, acomodando os conceitos tradicionais de SPA termal, com as novas formas de SPA urbano, SPA médico, SPA de Hotel, SPA de Resort, SPA de ginásio, Spa de Destino, Spa Passeio.

Todos os spas, independentemente de sua localização ou área de atuação, possuem um enquadramento na classificação da International SPA Association. Esta classificação tem por finalidade orientar o público e o mercado de spas quanto aos tipos de estabelecimentos existentes, serviços oferecidos e localização. Desta forma, os spas são classificados quanto a sua destinação e sua especialidade.


QUAL A PROPOSTA DO CASTA?

 

Quanto à destinação,  o CASTA optou pelo Day Spa :

 

Day Spa: SPA's urbanos, espaços de menor dimensão situados nas cidades e prestando pacotes de serviços de duração inferior a um dia - daí também serem por vezes designados por Day SPA. Sem estrutura de hospedagem, localizado em áreas urbanas, seja em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residenciais.

 

E, quanto à especialidade, o CASTA optou pelo Spa Holístico:

 

Spa Holístico: Estabelecimento com foco na promoção da saúde humana através de serviços baseados na Medicina Tradicional Chinesa, direcionadas ao bem estar espiritual e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

 

Por esta razão, denominamos Day Spa Holístico CASTA.

 

Objetivo:


A saúde é o resultado da harmonia entre corpo, mente e espírito. Entretanto, a alimentação desequilibrada, o estresse, o sedentarismo, os traumas emocionais, a poluição ambiental, as interferências eletromagnéticas e outros inúmeros fatores acabam desgastando e envelhecendo nosso organismo precocemente.

 

Pensando nisso, criamos para você uma atmosfera de bem-estar que une um espaço contemporâneo à tradicional medicina chinesa. O Day Spa Holístico CASTA foi concebido partindo-se do princípio segundo o qual todo ser humano busca o seu ponto de equilíbrio e sua paz interior. Assim, temos um espaço especializado em banhos e massagens, com o objetivo principal de promover relaxamento.

 

Nossa Missão:

Nossa missão é oferecer banhos, massagens e outras terapias alternativas (Acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, fitoterapia, etc.) para quem busca melhoria na qualidade de vida, unindo técnicas medicinais tradicionais da China aos padrões de qualidade ocidentais, destacando seriedade, higiene, preços competitivos e responsabilidade sócio-ambiental.

Permita-se desfrutar deste pedacinho do Oriente sem sair da metrópole.

 

ATIVIDADES DO DAY SPA CASTA


SHIATSU CORPORAL


Através de manobras  específicas ,  melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove  toxinas celulares , além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.
É uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas  pelos polegares, dedos e palmas. Proporciona o bem estar do corpo e mente.

 

 

MASSAGEM NO ROSTO


No rosto, como no resto do corpo, também se acumulam pontos de tensão que comprometem a circulação sangüínea local e prejudicam as células cutâneas. A pele é quem mais sofre: perde o brilho e apresenta sinais de cansaço e de envelhecimento precoce.


Os músculos do rosto ficam tensos quando estamos nervosos, e o papel da massagem é aliviar essa tensão.

 

Movimentos de deslizamento e digitopressão feitos na face deixam a pele com viço e a alma mais leve, além de potencializar os tratamentos estéticos e promover um relaxamento no semblante.

 

QUICK MASSAGE


Com a correta aplicação da técnica, o paciente sentirá alivio imediato de dores, cansaço físico e mental, stress,desconforto muscular,  melhoria na circulação sanguínea e da reativação da energia perdida no dia a dia.
É uma técnica de massagem que é realizada numa cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posição muito confortável e relaxante, o que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com ótimos resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal.

 

 

MASSAGEM NAS MÃOS


As mãos são constituídas de centenas terminações nervosas a cada centímetro quadrado de pele. Estas terminações nervosas fazem das mãos e dos dedos pontos de alta estimulação pelo toque, pressão e temperatura , provocam uma extrema sensação de relaxamento e prazer.

A massagem tem por finalidade, alongar tendões, relaxar a musculatura e aliviar dores, principalmente para quem sofre de tendinite e problemas de articulação. O processo de relaxamento é feito em etapas como: Higienização, esfoliação, hidratação, oclusão e, para finalizar,  massagem e alongamento das mãos e dedos.

 

MASSAGEM NA CABEÇA


Massagens servem para ajudar no processo de cura, aliviar o stress psicológico, reduzir a dor e melhorar a circulação.

 

A eficiência da massagem de cabeça , conhecida como Craniopressura, é baseada em princípios como melhorar o fluxo de energia no corpo através dos pontos do  microssistema da cabeça.

 

 

 

MASSAGEM NOS PÉS


“Os pés possuem 72.000 terminações nervosas”, representando a nossa raiz, por isto, banho de imersão e massagem nos pés, acalma e renova.


A Hidratação com Parafina Quente é preparada com alta concentração de Óleo Essencial de Melaleuca, que possui  ação fungicida, bactericida, calmante e, principalmente, cicatrizante.

 

Os benefícios são o tratamento e a prevenção de fissuras, rachaduras, ressecamento e micoses, além de proporcionar um grande relaxamento.

 

 

 

BANHOS


Abaixo, descrevemos a importância dos tipos de banhos oferecidos no DAY SPA CASTA.

OS BANHOS ROMANOS
A casa de banho, ou terma, era um lugar onde os romanos podiam conversar, praticar esportes e realizar negócios.
Mais do que uma mera prática de higiene, para os romanos, os banhos eram um passatempo.
O estado romano (desde os tempos da república), mas também privados, abriram banhos públicos; os grandes eram obra do estado e denominavam-se termas (thermae). Em ambos os casos pagava-se uma pequena quantia em dinheiro. Em princípio, as termas não eram mistas (havia horas diferentes para as mulheres e para os homens), mas dado que os imperadores estavam sempre a proibir essa situação, é provável que a legislação não fosse respeitada. Como os romanos se levantavam cedo, a meio da tarde estavam livres e poderiam deslocar-se aos banhos.
As dimensões dos banhos variavam, entre algumas poucas salas multiusos (nas províncias e nas mãos de privados) até grandes termas ocupando quarteirões de cidades, com salas especializadas.
Existia uma sala para as pessoas se despirem e guardarem as roupas. Poderiam depois deslocar-se a uma sala, onde seriam untados com óleo e depois praticar exercício (correr, nadar, lutar, etc), conversar ou mesmo ler (as maiores termas tinham bibliotecas). Depois poderia começar o banho propriamente dito. Ser-lhe-ia raspado suor e óleo do corpo numa sala. Ficaria no tepidarium (água e temperatura amena), deslocando-se depois para o caldarium (o nome diz tudo). O cliente poderia voltar se quisesse ao tepidarium antes de se deslocar ao frigidarium. Ainda existiam salas equivalentes à sauna (com massagens inclusive). A partir daí, seria uma questão de matar o tempo, dedicando-se a algumas das actividades já descritas, ou assistir (no caso das thermae) a espectáculos organizados. Até comida era aí vendida. Ao entardecer, os banhos/termas fechavam (em princípio) e toda a gente voltava para casa.
As maiores possuíam vários edifícios e quartos com funções específicas. O design podia variar, mas geralmente as casas tinham um pátio central para exercícios, rodeado por um pórtico, com quartos para banhos e vestiário.
Após o exercício ou o banho de piscina, os banhistas circulavam pelos quartos de banho - do morno tepidarium, com paredes e pisos aquecidos, ao caldarium com sua piscina quente e a gelada piscina do frigidarium. Eles também podiam usar a sauna ou receberem massagens dos criados que tiravam a sujeira e o suor com um strigil (antigo instrumento romano usado para raspar a pele).
Os banhos romanos possuíram os primeiros vasos sanitários com descarga e tampas de mármore.

Atualmente, no Brasil, os banhos de ervas, folhas e flores sofrem a influência de diversas culturas. Este conhecimento garante que os banhos podem lavar o corpo e a alma, renovando as energias da aura humana, espantando a má sorte e atraindo a felicidade para nós. É só comprovar, pois há banho para tudo.

 

Técnicas de hidromassagem


A hidromassagem consegue juntar o melhor que o spa tem para oferecer: uma banheira convidativa ou jactos revigorantes, o prazer e a terapêutica poderosa da água, a força dos engenhos mecânicos que asseguram uma massagem corporal inesquecível e a adição de outros elementos que diferenciam os tratamentos. Descubra a técnica de hidromassagem ideal para si.

 

# Banho Morno


Também de curta duração, para não produzir um efeito demasiado “mole”, é uma experiência altamente relaxante.

Efeitos: tranquilizante, acalma as dores musculares, estimula as glândulas sudoríparas (ajudando o corpo a eliminar toxinas), incentiva o metabolismo e o sistema respiratório (embora não tanto como o banho frio), diminui a fadiga e a irritabilidade.

Precauções: nenhuma.

 

 

# Semicúpio


O banho pode ser quente ou frio e é sempre parcial, com a água a chegar apenas até ao umbigo; em alguns casos até as pernas ficam suspensas fora da banheira (chama-se a esta técnica o Banho de Assento).
Efeitos: o semicúpio quente é indicado para o alívio de hemorróidas, prostatites, dores menstruais ou falta de menstruação, perturbações ginecológicas e de ventre. O semicúpio frio é indicado para o combate às insónias, hemorróidas, prisão de ventre, falta de menstruação e ainda nos casos de exaustão física e emocional.
Precauções: podem juntar-se ao banho semicúpio aveia, cavalinha ou camomila; a versão fria tem uma duração de apenas 30-60 segundos; a versão quente deve terminar com um refrescamento a frio e não deve ser realizado à noite, pois, pode dificultar o sono.

 

# Banho Quente de Assento


A pessoa senta-se na banheira com as pernas suspensas por fora, a água (entre 36-40°C) chega apenas até ao umbigo e o banho tem uma duração de 15 a 30 minutos.
Efeitos: indicado para o alívio de hemorróidas, prostatites, dores menstruais ou falta de menstruação, perturbações ginecológicas e de ventre.
Precauções: todos os membros do corpo expostos devem ser cobertos.

 

# Banho dos Pés


Administrado com água fria, quente ou muito quente, pode ser realizado num recipiente próprio para os pés (ficando estes em imersão) ou a pessoa pode andar e chapinhar em água até aos tornozelos.


Efeitos: a versão quente está reservada para quem sofre de dores de cabeça e reumáticas, catarro, hipertensão e em casos de falta de menstruação. A versão fria está reservada para quem sofre de insónias.

Precauções: não deve ser praticado por quem sofre de convulsões, anemia cerebral, cistite ou nefrite.


 

# Banhos Aromáticos


A junção entre a hidromassagem e a aromaterapia (juntam-se ervas aromáticas ou óleos essenciais à água do tratamento) proporciona uma experiência spa relaxante e inesquecível.

Efeitos: escolhem-se os óleos essenciais e as ervas aromáticas conforme as situações a tratar.

Precauções: devem ser respeitadas as contra-indicações relacionadas com as próprias ervas aromáticas ou óleos essenciais.

 

 

Untitled Document
www.casta-rj.com.br - Todos os direitos reservados.